Na postagem anterior, comentei sobre a ignorância das pessoas em criar diferenças entre MOTOCICLISTA e MOTOQUEIRO. Agora vamos falar de um outro caso com um grande número de pessoas que teimam em acreditar em "lendas"...
Você já deve ter ouvido ou vivido a situação de chegar a um médico, enfermeiro ou fisioterapeuta e dizer "tirar pressão". Normalmente eles criticam e respondem algo como:
"Tirar a pressão não!
o certo é medir, pois sem pressão a gente morre".
Há muito tempo este tipo de observação existe e mais uma vez, como no caso da postagem anterior, as pessoas se metem a corrigir a língua portuguesa SEM NENHUMA AUTORIDADE PARA TAL!
Nossa língua é muito rica, temos vocábulos de muita expressividade e o verbo TIRAR, por exemplo, é muito poderoso, pena que tem gente com muita dificuldade de raciocinar independentemente de cartilhas e livros.
Em "TIRAR A PRESSÃO" o verbo não tem sentido de remover como muitos "sequelados" pensam e sim de OBTER, GANHAR ou RECEBER. Isto é da língua portuguesa SIM!!!
Se "tirar a pressão" estivesse errado, então frases com o uso do verbo TIRAR no mesmo sentido de "OBTER" ou "GANHAR" também estariam erradas. Esse pessoal não pensou nisso...
- TIRAR O PASSAPORTE;
- TIRAR LICENÇA;
- TIRAR FÉRIAS;
- TIRAR A CARTEIRA DE TRABALHO;
- TIRAR A HABILITAÇÃO etc.
- TIRAR LICENÇA;
- TIRAR FÉRIAS;
- TIRAR A CARTEIRA DE TRABALHO;
- TIRAR A HABILITAÇÃO etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário